Bíblia

Bíblia

Pesquisar este blog

“O Evangelho todo, _para o homem todo, _para todos os homens”

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O que é o Evangelho para você....

O que é o Evangelho?

Palavra de origem grega = euaggelion tem como significado básico - as boas novas.

· No Antigo Testamento quando um homem trazia a a notícia do exército ao rei ou levava um recado deste a outros este recado ou notícia era chamado de evangelho.


· Para nós são as boas novas do reino de Deus, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino.

· Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado a vida e exaltado, a direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus.

· as boas novas da salvação através de Cristo, em Jesus Cristo;

· a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Jesus;

· Quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.

euaggelizo no grego que traduzido para o português evangelizo é:

· trazer boas notícias, anunciar boas novas;

· usado no Antigo Testamento para qualquer tipo de boas notícias;

· de jubilosas notícias da bondade de Deus, em particular, das bênçãos messiânicas;

· usado no Novo Testamento especialmente de boas novas a respeito da vinda do reino de Deus, e da salvação que pode ser obtida nele através de Cristo, e do conteúdo desta salvação;

· boas notícias anunciadas a alguém, alguém que tem boas notícias proclamadas a ele;

· proclamar boas notícias;

· instruir (pessoas) a respeito das coisas que pertencem a salvação cristã;

· só há um evangelho: o de Jesus Cristo.

· Porque ele mesmo, o Filho de Deus encarnado na natureza humana (Jo 1.14) e autor da vida e da salvação (At 3:15; Hb 2:10; 12:2)

· é a boa notícia que constitui o coração do Novo Testamento e fundamenta a pregação da Igreja desde os tempos apostólicos até os nossos dias.

· No entanto, visto que toda notícia supõe a comunicação de uma mensagem, chamamos também de "evangelho" o conjunto dos livros do Novo Testamento, que, sob a inspiração do Espírito Santo, foram escritos para comunicar a boa notícia da vinda de Cristo e, com ele, a do Reino eterno de Deus (Mt 3:2; 4:17; Mc 1:1,14-15; Lc 2:10; Rm 1:1-6,16-17).

· Nesse mesmo sentido, o apóstolo Paulo gosta de falar do "meu evangelho", fazendo assim referência ao anúncio da graça divina que ele proclamava (Rm 1.1,9,16; 16:25; 1Co 15:1; Gl 2:7; 2Tm 2:8)

· uma mensagem que já antes fora escutada em Israel (Is 35; 40:9-11; 52:7; 61:1-2a), mas que agora se estende ao mundo inteiro, a quantos, por meio da fé, aceitam Cristo como Senhor e Salvador (cf., entre outros, Rm 1:5; 5:1; 6:14,22-23).

· Num terceiro sentido, o uso tem generalizado a aplicação do termo "evangelho" a cada um dos livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João) que nos têm transmitido praticamente a totalidade do que sabemos acerca de Jesus: da sua vida e atividade, da sua paixão e morte, da sua ressurreição e glorificação.

O Evangelho é o próprio Senhor Jesus vivo e encarnada que através de sua palavra falou aos homens.

· Quando entendemos que somos extensão de Jesus aqui na terra e sabemos que o mestre é o próprio evangelho, então as pessoas poderão ver o evangelho andando e vivendo perto de si mesmas, pois a manifestação dos filhos está presente.

· Da perspectiva da fé cristã, a palavra "evangelho" contém, pois, uma tríplice referência:

primeiro lugar: a Jesus Cristo, cuja vinda é o acontecimento definitivo da revelação de Deus ao ser humano;
segundo lugar: à pregação oral e à comunicação escrita da boa notícia da salvação pela fé;
terceiro lugar: aos quatro livros do Novo Testamento que desde o séc. II se conhecem pela designação genérica de "os Evangelhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aaaaaaaa

Povos Não Alcançados pelo Evangelho

Charge

Charge
Jasiel Botelho

Noticiário Portas Abertas

aaaa