Bíblia

Bíblia

Pesquisar este blog

“O Evangelho todo, _para o homem todo, _para todos os homens”

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO: COMO ELABORAR E USAR

A organização ajuda a evitar frustrações e desenvolve especificidade

Por: Sócrates Oliveira de Souza

As recentes e constantes mudanças pelas quais temos passado exercem uma forte pressão sobre todas as nossas atividades, chegando a ameaçar até as mais fortes instituições. Diante deste quadro, o planejamento - que sempre foi importante no desenvolvimento de todas as tarefas - passa a ter um papel fundamental. Esta realidade inquestionável também se aplica à Escola Bíblica Dominical (EBD), que deve usar o planejamento para desenvolver suas atividades.

Os líderes de EBD certamente devem ter algum conhecimento, ou visão, sobre formas de contribuir eficientemente - independente de fatores externos. Além disto, suas decisões são normalmente baseadas neste conhecimento. Porém, muitos líderes concordam que alguns procedimentos sistematizados os ajudam a desenvolverem suas atividades de forma mais racionalizada, o que poupa tempo e recursos, reduz improvisações e complexidades de certas tarefas e acrescenta ainda uma dimensão mais realista às atividades futuras.

A EBD continuará existindo e atuando com ou sem um sistema de planejamento específico. Entretanto, a tarefa da liderança se tornará mais eficaz, mais eficiente, dinâmica e segura caso possa contar com um plano coerente, coordenado e que é resultante do planejamento, que certamente ajudará a liderança no desempenho de suas tarefas. Ante a necessidade de lidar com turbulências e complexidades cada vez maiores, pressões a cada dia mais intensas e com a súbita velocidade das mudanças, o planejamento é extremamente útil para:

Ajudar a identificar possibilidades de crescimento;
Evitar frustrações (economizado tempo e recursos materiais);
Forçar uma abordagem organizada;
Desenvolver especificidade;
Facilitar o processo de comunicação;
Gerar e ordenar maior número de informações;
Conseguir recursos, apoio e comprometimento;
Definir objetivos e estabelecer estratégias;
Administrar recursos.

O sistema de planejamento é muito importante, como foi demonstrado acima. Porém, é necessário destacar que o plano final resultante do planejamento foi desenvolvido “pela” EBD e não “para” a EBD. Este é um princípio que precisa ser respeitado. Esta distinção se faz necessária para evitar a escravização da organização ao plano. O cumprimento deste princípio é tão básico como o planejamento em si. Considerando que a EBD é uma agência do processo educacional desenvolvido pela igreja e que o planejamento é uma abordagem organizada e disciplinada desenvolvida pela organização, pode-se então afirmar que o sistema de planejamento deve ser elaborado respeitando os princípios básicos a fim de contribuir de forma eficaz e eficiente para que os objetivos da organização, e consequentemente da igreja, sejam alcançados.

Data: 6/9/2011 08:44:47

Um comentário:

  1. Oi Pr. Fabio, aqui é o Jorge, gostei muito do seu blog, agora acessa o meu: gospeljorge.blogspot.com e manda um comentario igual a esse
    Deus abençoe e continue blogando pra Jesus!

    ResponderExcluir

aaaaaaaa

Povos Não Alcançados pelo Evangelho

Charge

Charge
Jasiel Botelho

Noticiário Portas Abertas

aaaa