Bíblia

Bíblia

Pesquisar este blog

“O Evangelho todo, _para o homem todo, _para todos os homens”

domingo, 18 de janeiro de 2015

Multiconectados




MULTICONECTADOS


Lucas 10:38-42

38  Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o (marta que hospeda) na sua casa.
39  Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se (aproximava-se) assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40  Marta agitava-se de um lado para outroI (estresse, preocupação), ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41  Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta (ansiosa) e te preocupas (mentalmente ocupado, inquieto) com muitas coisas.
42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu (selecionou) a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Marcos 12:28
28  Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
29  Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
30  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
31  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.


INTRODUÇÃO

§     É muito comum em nossos dias observarmos as pessoal Multiconectadas
§ É muito natural estarmos conversando com alguém (pessoalmente), simultaneamente em nosso celular, assistindo TV, respondendo a um email, conversando no whatsapp, em diversos grupos, navegando na Internet, olhando o feed do facebook, etc, e muitas vezes isso ao mesmo tempo.
§ A tecnologia sem sombra de dúvidas trouxe muitos benefícios a humanidade e vem trazendo, mas temos que atentar para que esses benefícios não nos tragam também algumas maldições.
§ Lembro-me que quando eu era criança/adolescente o máximo que tínhamos de tecnologia disponível era o Super Nintendo.
§ Já naquela época encontrávamos alguns amigos que de tão ligados que ficavam em os jogos que eram lançados e alugados pela locadora (que na época era muito freqüentada) passavam dias na frente do console, sem sair, sem comer, iam ao banheiro, apenas para fazer as necessidades, não para tomar banho, em casos apenas de extrema urgência.
§ Com a evolução da tecnologia esses pequenos impedimentos para o relacionamento começaram a se infiltrar na vida dos seres humanos, sejam eles velhos jovens ou crianças.
§    Lembro-me de quando tinha de 7-9 anos que passava o dia todo na rua de minha casa ou da minha avó brincando com as crianças que muitas vezes moravam quadras e que passávamos o dia jogando futebol, empinando pipas, brincando de esconde-esconde, polícia e ladrão, etc.
§ Tínhamos amigos presentes, passávamos horas conversando, brincando, cantando, etc. sem algo para nos interromper, a não ser quando a nossa mão gritava – Ta tarde entra para dentro (redundante, mas era assim).
§  Vemos hoje que a tecnologia trouxe uma maneira nova de relacionar-se com as pessoas, estamos multiconectados com as pessoas e com o mundo, mas falta muito em vida, relacionamento verdadeiro.
§ É muito “normal” em nossos dias você estar em algum lugar tentado conversar com uma pessoa e ela não desligar o ser celular, sua rede social, etc, etc...
§ Isso Tornou-se uma MALDIÇÃO em nossos dias – as pessoas não conseguem se desconectar das redes sociais e midiáticas para se conectar a pessoas reais e presentes.
§  E é óbvio que isso tende a piorar cada vez mais, produzindo seres humanos doentes, anti sociais, e que não conseguem desenvolver um diálogo, um relacionamento com o próximo.
§ Famílias estão passando por isso, casamentos estão sofrendo por isso, amizades verdadeiras idem. Por isso devemos prestar muita atenção em nossas vidas pessoais.
§ E se pensarmos em nosso relacionamento com Deus? Como está ele em relação as Multitarefas, Multiconexões,Multiatribuições que temos durante a semana?



§        Meu desafio para cada um de nós é que possamos nos desconectar de algumas coisas lícitas para nos tornarmos um pouco mais amigos, mais atenciosos, não somente das pessoas, mas de nosso melhor Amigo, Deus.

Os textos acima citados de Lucas e Marcos nos dão o caminho. Devemos escolher a melhor parte, que é estar aos pés de Jesus, e não somente Multiatarefados comos Marta. Pouco é necessário ou mesmo uma só coisa diz Jesus!
 Já o texto de Marcos nos mostra a importância de estarmos Conectados em Deus e com o nosso próximo, e o que vemos em nosso mundo é nenhuma conexão com Deus e Muito pouca, conexão de verdade com o próximo. Ter milares de amigos nas redes sociais e seguidores não significa ter relacionamento pessoal com pessoas verdadeiras.

        Mas Como fazer isso? Como estar conectao com Deus e com pessoas?

1. Observe e Analise a sua rotina diária/semanal  

§        Nossa rotina pode ser muito desgastante, mas se realmente queremos conectarmos com as pessoas e com Deus precisamos fazer uma análise criteriosa de nossa rotina
§        Quantas horas por dias passamos nas redes sociais, lendo emails desnecessários, assistindo vídeos inúteis, lendo piadas que não edificam

2. faça concessões do que você considera superficial e desnecessário para o que é prioridade, (Desconecte-se para se Conectar)
§        Você já deve ter ouvido alguém dizer: não tenho tempo!
§        é uma das frases mais ditas em nossos dias, se tornou um jargão dos ocupados
§        Tudo aquilo que é prioridade em nossas vidas encontramos tempo para fazermos
§        Trabalho, estudo, carreira, facebook, instagram, etc...o que é prioridade para você
Vídeo


3. Priorize o relacionamento com as pessoas próximas a você, elas são importantes
§        Você já pensou que uma pessoa importante que está ao seu lado amanha pode não estar mais
§        Quanto ela faria falta para você
§        Quanto você fez a diferença na vida dela
§        O que você poderia ter dito, ou feito junto e não fez


4. Acima de tudo priorize o seu relacionamento com Deus – Isso é o mais importante
§        O nosso relacionamento com o próximo vai depender de como nos relacionamos consigo mesmo e com Deus
§        É impossível uma pessoa se relacionar bem com o próximo se ela tem dificuldade de aceitação, amor próprio, não se aceita como é, etc.
§        E é muito mais difícil nos relacionarmos com o próximo se em nossa vida espiritual não nutrimos o nosso relacionamento com Deus.
§        É dele que vem a vida, a paz, o amor, a paciência, a bondade, e outras benção que são necessárias para vivermos em família, comunidade.
§        Eu diria, parafraseando as palavras de Jesus que todas as outras coisas em nossas vidas dependem de nosso relacionamento com Deus

Mateus 6:33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


 Meu desafio para você é que você desconecte-se de Tudo e conecte-se com Deus, coms as pessoas que você ama e você verá revoluções verdadeiras e não virtuais em sua vida.


 Desafio #5mincomdeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aaaaaaaa

Povos Não Alcançados pelo Evangelho

Charge

Charge
Jasiel Botelho

Noticiário Portas Abertas

aaaa