Bíblia

Bíblia

Pesquisar este blog

“O Evangelho todo, _para o homem todo, _para todos os homens”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Evangélicos no país do Futebol


Sabemos que hoje em nosso país estamos perto de ser cerca de 25% de evangélicos no total da população. Esta porcentagem é comprovada pelas pesquisas dos últimos anos do IBGE que nos mostra algo ainda mais interessante; a pesquisa mostra que o índice do crescimento dos evangélicos tem sido acima até mesmo dos números de crescimento da população de nosso país. Mas o que tem isto a ver com Copa do Mundo e futebol?

A nação brasileira (e também todas as nações do mundo) tem passado os últimos dias de olho na telinha, na expectativa de ver os jogos e torcer pela vitória de nossa seleção. Comerciais, jornais, revistas, telejornais, rádios e todos os veículos de comunicação só fazem saber as notícias: A COPA DO MUNDO 2010 na África do Sul.


São dias de alegria, onde o homem vira menino (colecionando figurinhas, marcando a tabela dos resultados e lembrando da época das “peladas” com a turma). A euforia, a ansiedade, a raiva, a torcida, o medo e tantos outros sentimentos que cada um de nós sabe expressar de maneira diferente, tomam conta de todos nós, os cidadãos brasileiros.


A Copa chegou. O mundo parou. No trabalho, intervalos. Nos colégios/faculdade, dispensa. Nos afazeres diários, pausa. Todos envolvidos pela esperança de ver o brilho no olhar dos torcedores, a alegria no rosto dos jogadores e a oportunidade de gritar o tão famigerado gooooolllll do Brasillll (de preferência).
Infelizmente o que não nos atentamos é que esses momentos são passageiros e por mais que a seleção ganhe a competição, ao final nada em nossas vidas terá mudado. Após alguns dias, uma semana, talvez até um mês, nós nem nos lembraremos da tão falada Jabulani, Vuvuzela.


É interessante pensarmos na verdade de que tudo passa, pois assim como estes dias de Copa estão passando, nossa vida e história neste mundo também está passando. Quando pensamos que somos evangélicos e somos cerca de ¼ da nação brasileira, fica a pergunta: Qual a diferença que temos feito (como evangélicos) em meio à comunidade em que estamos inseridos? O que realmente tem mudado na “cara” da nação com este percentual?


O apóstolo Pedro na sua primeira epístola afirma o seguinte:

Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda. 1 Pe 2:11 e 12 NTLH

Quando o apóstolo afirma que somos estrangeiros de passagem e, em outra tradução do texto diz que somos peregrinos e forasteiros, ele está nos dizendo que a nossa pátria não é terrena; que ela é celestial e que devemos viver neste mundo de modo digno e santo, para aqueles que olharem para nós possam ver e louvar a Deus.


Assim como a Copa do Mundo é passageira nossa vida nesta terra também é. O que é uma vida de 100 anos comparada com a eternidade? Não é nada; e sim uma partícula de tempo. Que a nossa vida possa refletir a exortação de Pedro, que possamos marcar a nossa geração com as nossas atitudes e boas ações. Que um dia quando acabar o “jogo” de nossa vida, não sejamos esquecidos, mas lembrados e se possível eternizados no coração de irmãos e irmãs, refletindo o amor e a graça de Jesus. Ainda que, se semearmos a nossa vida em amor, e mesmo assim não formos lembrados, estaremos inscritos com louvor no coração do Eterno Pai. Que nós evangélicos deixemos de ser apenas um número nesse nosso Brasil, brasileiro e passemos a ser, e fazer a diferença nessa nação.

Um comentário:

  1. Oi Pr!
    Parabéns pelo texto! Muito bom!
    Precisamos mesmo lembrar que nossa vida aqui é só de passagem, pois somos constantemente pressionados para valorizar as coisas terrenas.
    Só queria entender por que o texto ficou escondido? Pelo menos aqui pra mim não dá pra ver o texto se não selecionar, pois o fundo do Blog está preto e a letra tb!
    Abraços

    ResponderExcluir

aaaaaaaa

Povos Não Alcançados pelo Evangelho

Charge

Charge
Jasiel Botelho

Noticiário Portas Abertas

aaaa